Confira 4 vantagens de ter um espaço criativo na sua empresa

Empresas bem-sucedidas são dirigidas por empreendedores que têm as competências certas para garantir a longevidade e o poder de permanência no mercado. A capacidade de adaptação é uma delas.

Porém, não é sempre que os empreendedores conseguem transmitir para suas equipes a capacidade de adaptação apenas com sua liderança. O desafio muitas vezes exige a criação de um ambiente físico que materialize esse comportamento desejado.

Nesse sentido, as empresas vêm se adaptando aos ambientes que fogem do tradicional e contribuem com a criatividade e inovação nos negócios. Esses novos espaços, além de criar áreas mais relaxadas, fazem com que os funcionários trabalhem mais felizes e satisfeitos, o que contribui para o aumento da produtividade e qualidade dos resultados.

Mas, além dessas, quais são as outras vantagens de ter um espaço fora do comum na sua empresa?

1. Concentração e produtividade – Cada colaborador tem sua maneira de ser mais produtivo. Enquanto uns preferem a seriedade e padronização dos escritórios tradicionais, outros encontram em ambientes mais flexíveis e descontraídos a concentração necessária para realizarem suas atividades. Ao proporcionar ambientes variados dentro da empresa adequamos a estrutura do escritório a todos os estilos, aumentando as possibilidades de êxito de todos os funcionários.

2. Pausas liberais e incentivadas – A inclusão de um ambiente mais liberal dentro da empresa causa mudança não somente na forma de trabalhar. Mas também na cultura da empresa, que naturalmente passa a incentivar mais as pausas liberais. Elas funcionam como uma forma de aumentar a produtividade dos funcionários, eliminando o estresse acumulado durante a execução das tarefas do dia-a-dia.

3. Flexibilidade e autonomia – As empresas estão percebendo que a produtividade está mais ligada à autonomia e à flexibilidade do que aos horários rígidos. Ao serem mais flexíveis e darem mais autonomia aos seus colaboradores, elas são recompensadas com funcionários mais responsáveis e autogeridos. Além de alcançarem um aumento significativo na qualidade e desempenho dos resultados, uma vez que a autonomia permite que o colaborador escolha o seu melhor horário para o trabalho.

4. Retenção de talentos – Quem nunca ouviu falar do escritório do Google? Ambientes criativos são a bola da vez do mercado. Grandes empresas de diferentes setores têm proporcionado aos seus colaboradores ambientes que fogem do padrão, o que acabou tornando algo a ser desejado e buscado por talentos no mercado no momento da recolocação ou mudança de emprego.

Por onde começar?

Por onde você quiser! Conduza esse projeto da melhor maneira para você e sua empresa. Você pode ir aos poucos, como também pode ir de uma só vez!

Invista em ambientes que promovam o conforto de seus funcionários e ao mesmo tempo estimulem sua criatividade e produtividade.

Use sua criatividade! Instale redes horizontais em vãos livres, coloque balanços no meio do escritório e aproveite espaços sub-utilizados e coloque puffs, almofadas ou poltronas menos formais.

Comece já sua transformação! O ambiente tem influência direta sobre a maneira como nos sentimos e nos comportamos. No trabalho, estar em um ambiente legal faz toda a diferença! Além de possibilitar maior entrosamento entre os funcionários, o clima descontraído de algumas empresas ajuda a tornar o trabalho mais prazeroso. É comprovado, quando o clima é agradável, a decoração é divertida e as estações são confortáveis, as pessoas sentem mais vontade de ir trabalhar e têm uma experiência mais próxima com as atividades que realizam. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *