Como criar o cantinho de leitura perfeito na sua casa

Para qualquer amante da leitura, poucas coisas podem ser mais agradáveis do que ler um bom livro. Ter um tempo para ler pode ser uma experiência emocionante e, claro, também uma das melhores maneiras de se desconectar da rotina diária.

Por isso, para todas as pessoas que gostam de literatura e que não imaginam a vida sem livros, ter um canto específico para isso em casa é quase uma obrigação. Este espaço de leitura será, sem dúvida, o local preferido da casa, o ambiente mais pessoal, cheio de magia e mistério, como os próprios livros.

Para que seja criado este cantinho de leitura, primeiro precisamos encontrar um lugar tranquilo. Onde se possa desfrutar de agradáveis momentos de silêncio. Além disso, deve ser um local confortável, acolhedor e bem integrado com o resto da decoração do ambiente.

Aqui estão algumas dicas para a criação de um cantinho de leitura perfeito em sua casa:

Uma estante simples

A estante é uma peça básica que nos permite ter tudo organizado. Em um canto de leitura, a estante será o lugar aonde iremos colocar nossos livros de cabeceira ou de referência, para que fiquem organizados e com fácil acesso.

Um espaço confortável

O local onde será realizada a leitura é o elemento mais importante deste espaço (assim como um bom livro, é claro). E ter uma rede horizontal, além de permitir o aproveitamento de um espaço que muitas vezes não é utilizado, ainda proporciona um canto de leitura confortável e personalizado. Uma forma inovadora e relaxante, onde o usuário poderá até aproveitar para tirar uma soneca.

Iluminação Natural

O local ideal para um canto de leitura é ao lado de uma janela, para que haja uma fonte de luz natural fornecendo iluminação adequada para o espaço. Além disso, a luz natural tem um efeito revitalizante sobre o organismo. Tornando o tempo com o livro mais agradável e reconfortante.

Iluminação Artificial

Como ter luz natural nem sempre é possível, é essencial colocar uma iluminação artificial. O que permite ainda aproveitar este espaço durante a noite. Para isso, deve ser uma luz pontual, que dê boa qualidade e intensidade de iluminação. Para que se possa ler confortavelmente, sem forçar a visão. Pode ser um abajur de mesa, uma lâmpada embutida na parede ou um suporte, de preferência que possa ser articulado, para que seja possível direcionar a luz, evitando sombras e reflexos.

Utilizando todas essas dicas, com certeza você terá dado o passo mais importante na criação do cantinho de leitura perfeito para sua casa. Agora é só escolher um bom livro e aproveitar.

Leia também: 10 Dicas para Decorar o Quarto de Jogos das Crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *